Quando dar um celular

Em algum momento, os pais irão considerar a ideia de dar um celular ao seu filho. Se não for pelos apelos dos pequenos que se encantam com os sons e cores do aparelho, será pela sua própria necessidade de saber onde seu filho está.

Uma ideia a ser considerada é que a criança possa ganhar seu primeiro celular quando começar a viver suas primeiras experiências fora de casa, longe da presença de adultos conhecidos. Isso varia de acordo com a cultura e normas da família. Recomenda-se que o primeiro celular tenha um plano pré-pago, para que a criança se habitue e saiba lidar com um recurso limitado. Se nem mesmo alguns adultos conseguem lidar com o celular de forma comedida e cautelosa, não podemos esperar tal maturidade de uma criança ou adolescente. O limite deve vir dos adultos.

Na medida em que a criança cresce, os pais podem aumentar a liberdade no uso do celular. Ainda assim, o ideal são os planos limitados, através dos quais os pais podem ajudar seus filhos a desenvolverem mais o autocontrole. A mesma regra vale para o uso de todas as tecnologias: estipular horários e deixar claras as combinações, ouvindo as necessidades do filho. Quanto ao uso do celular na escola, é importante que os pais estejam por dentro das regras da instituição onde seu filho estuda. Os pais também são responsáveis pelo cumprimento das normas no ambiente escolar, por isso podem buscar conversar com outros pais, participar das reuniões e questionar. Geralmente, as dúvidas que surgem em relação ao uso das tecnologias e sobre educação são comuns a muitas famílias.

Fonte: Dependência da Tecnolgia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s