Visão dos mais jovens

O texto abaixo foi publicado no site Escola Vila.

É do início de 2012, foi um pequeno estudo onde tanto os alunos como os pais opinaram sobre a influência da tecnologia na família.

Segue o texto na íntegra:

“Na última quarta-feira, realizamos o primeiro encontro de pais de 2012 com o tema Influência da Tecnologia na família.  Tema esse também trabalhado com os alunos nas aulas de Filosofia e Desenvolvimento Humano – DH, do qual foram tiradas algumas reflexões. Nesse encontro, contamos com a presença dos alunos do 9º ano que expuseram seus trabalhos. Assim, a partir das reflexões dos próprios jovens iniciamos um círculo de diálogos entre os pais que tiveram como tarefa elaborar algumas dicas para tornar a tecnologia uma aliada da família, bem como repensar as atitudes que os pais e responsáveis devem ter para tornar essa relação sadia.

REFLEXÕES DOS ALUNOS QUE FORAM ENTREGUES AOS PAIS NO DIA DO ENCONTRO.

“Pra começo de conversa temos que gastar mais dinheiro hoje em dia porque as coisas, apesar da alta tecnologia, duram menos hoje em dia. Antigamente um forno ou uma geladeira duravam a vida toda, já hoje em dia no máximo 02 anos. Não presta, além disso gastamos mais dinheiro porque as propagandas de TV nos influenciam a isso, falando muito bem sobre o produto e colocando várias coisas para ficar atrativa”.

“Os pais de hoje em dia conhecem menos os seus filhos e a maioria não sabe o que passa na vida dos filhos”.

“Outro jeito que a tecnologia nos influencia é a cada vez fazer menos esforço, tentando nos engordar cada vez mais. Um dia desses eu estava vendo uma propaganda de escovas de dentes elétricas, o que já é uma coisa ruim, porque não tem muita diferença da normal, pois a elétrica você também fica passando pela boca para limpá-la. E além disso ela gasta pilhas e/ou energia elétrica. Hoje em dia também tem esteiras com balança, relógio e porta garrafas, tudo nela. Com isso quando se sentir gordo(a), só vai pra esteira, lá tem tudo. Diferente de antigamente que tinha só que correr e de dez em dez minutos ir beber água, se pesar e ver o tempo que já correu.”

“A tecnologia hoje causou grandes avanços sociais, mas grandes regressões pessoais”.

 

SUGESTÕES DOS PAIS A PARTIR DAS REFLEXÕES DOS ALUNOS

 

  • Compartilhar com os filhos as informações sobre as tecnologias bem como participar com eles da utilização das mesmas;
  • Determinar um tempo para brincar nos games, assistir TV e usar a internet;
  • Desviar o foco para divertimentos diferentes; lembrar daquilo que nos fazia felizes na idade deles e incentivá-los a participar;
  • Diferença entre interação (máquina, internet) e relação (esporte, família e escola). Traçar um equilíbrio a partir do exemplo, do limite e da orientação;
  • Divulgação de Ponto de Coleta na de eletroeletrônicos para reciclagem;
  • Estimular o desapego (quer um mais moderno? Então doe o antigo);
  • Restringir aos jogos aos originais (evita a pirataria e controla o consumo excessivo);
  • Tentar evitar canais abertos de televisão;
  • Distribuir os horários e proporcionar outras atividades;
  • Estimular o encontro dos filhos com os amigos de sala;
  • Prestar atenção aos “sinais” dos filhos de que não estão bem (trancados no quarto, irritável, comendo demais…    Usar a tecnologia a nosso favor.”

Fonte: Escola Vila

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s